Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcos Resende Amigos

Marcos Resende Amigos

Juca Silveira - Geni do Futebol

Juca Silveira 02.jpg

  Índice Amigo ◦ Índice Geral

Desde que o mundo é mundo, os árbitros são a geni do futebol. O trio de genis já entra em campo inferiorizado, cabeça baixa, resignado a tomar vaias, xingamentos furibundos  e o desprezo homérico de todos, sem exceção. Não devem regular bem, acho. Como alguém troca o prazer de chutar uma bola pela sem-graceza de soprar uma latinha e estragar a festa de pelo menos metade dos sujeitos que lá estão derramando hectolitros de suor por seus times? Mas alguém tem que fazer o serviço desagradável, aceito, e para isso inventaram árbitros e seus asseclas, quer dizer, assistentes. Acho tremendamente injusto crucificá-los. Embora sejam pagos (mal, diga-se) para aplicar as regras do jogo dentro do campo e a metros de distância de cada lance, os coitados são confrontados por bilhões de pessoas que têm ao alcance dos olhos as câmeras da tevê e seus cada vez mais sofisticadíssimos replays e videográficos de última geração.

É covarde condenar quem tem menos de um segundo para decidir o que ocorreu em uma jogada por não ver aquilo que alguma das 34 câmeras usadas nas transmissões da Copa revelou em câmera ultralenta. Que tal a câmera suspensa sobre o gramado? Ou aquelas por trás dos goleiros? Ou o detalhe de uma que fica na arquibancada oposta? E o gráfico eletrônico que demonstra cabalmente que o atacante estava impedido por 2,07 cm adiantados em relação ao penúltimo defensor?

Não há mais como adiar a decisão de introduzir mais árbitros em campo e recorrer ao replay para solucionar jogadas duvidosas ou cruciais para o resultado das partidas. Ou, um belo dia, a graça de jogar ou torcer e ter a certeza que venceu o melhor vai se acabar no sopro de um doidinho que não tem 34 olhos nem memória eletrônica. 

Índice Amigo ◦ Índice Geral

Amigos

  •  
  • Pesquisa:

     

    Marcos Resende