Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcos Resende Amigos

Marcos Resende Amigos

Detto Costa - A Tarja na História

10155788_10203537829596992_3777723183031365207_n.j

Índice Amigo ◦ Índice Geral


A Televisão atualmente, usa e abusa das Tarjas. Tarja, para quem não sabe é aquela legenda no rodapé que lhe informa a próxima atração ou reforça, com uma frase, o que está sendo apresentado.

 

Numa reportagem com um pedreiro, pode estar escrito numa tarja: UMA NOTÍCIA QUE VAI MUDAR TUDO NA VIDA DESSA PESSOA — e esta matéria ganha mais emoção. Ou uma outra informação sobre outro assunto, que poderá vir a seguir: Exemplo: DAQUI A POUCO TUDO SOBRE O NOVO MARIDO DE UMA FAMOSA.

Nenhuma atração está livre de tarjas. A gente passa mais tempo lendo, do que assistindo TV. A tarja tem seu lado positivo, porque, na era do controle remoto, você fica por dentro do assunto, mesmo se der apenas uma zapeada no canal.


Veja bem: Se você liga a TV e vê um casal passeando no parque, se não tiver uma tarja você pode pensar que é uma tomada inocente de um flagrante de feriado. Mas, uma tarja pode mudar tudo. Sabe como? Com a mesma imagem e a seguinte tarja: ASSASSINO FINGIA ESTAR APAIXONADO E MATAVA. Aí a cena muda. Não precisa nem música de terror.

Eu tenho uma grande curiosidade. Como seriam as tarjas, se a Televisão existisse na Antiguidade? Vamos colocar isso como realidade. Numa reportagem com Charles Darwin sobre sua Teoria da Evolução, enquanto ele estivesse explicando cientificamente a origem das espécies, uma tarja diria: DARWIN VAI PROVAR, PORQUE GOSTAMOS TANTO DE BANANA!

Uma reportagem sobre o descobrimento do Brasil, daria a tarja: NATIVAS RECEPCIONAM OS PORTUGUESES AO NATURAL

Numa entrevista com Thomas Edison, que revolucionou o mundo quando inventou a lâmpada, lê-se a tarja: DEPOIS DOS COMERCIAIS, EDISON VAI DAR A LUZ


Num documentário sobre Rômulo e Remo, fundadores de Roma, que segundo a história, foram amamentados por uma loba, lê-se a tarja: IRMÃOS PROVAM QUE QUEM TEM BOCA, VAI A ROMA.


Uma reportagem sobre a vida de Sansão, com seus feitos pela sua força extraordinária, lê-se a tarja: DALILA VAI SURPREENDER E MOSTRAR O NOVO VISUAL.QUE PREPAROU PARA SANSÃO.


Um especial para a TV, sobre a construção de uma das pirâmides do Egito, orgulho do Faraó Quéfren, lê-se: QUÉFREN DECLARA QUE NÃO VAI SAIR DA PIRÂMIDE NEM MORTO


E, finalmente, numa narrativa sobre a Guerra de Tróia, que deixou possesso Menelau, por raptarem sua esposa Helena, lê-se a tarja mais famosa até hoje: TRÓIA NÃO SABE, MAS VAI GANHAR UM CAVALO DE PRESENTE!

Beware_of_Greeks_bearing_gifts.jpg 

São Paulo, abril, 2015

Índice Geral ◦ Home

Amigos

  •  
  • Pesquisa:

     

    Marcos Resende