Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcos Resende Amigos

Marcos Resende Amigos

Detto Costa - Entrevista Coletiva Com o Tempo

 Detto Costa 07.jpg

Índice Amigo ◦ Índice Geral


Numa coletiva para a imprensa, o Tempo era o entrevistado. A primeira pergunta quem fez foi a Vaidade:
— Por que você destrói as pessoas?
Ele respondeu:
— Eu não destruo ninguém... Eu apenas as modifico.

A Vaidade continuou:
— Mas, a sua modificação, Senhor Tempo, é sempre para pior. O bonito fica feio e o novo fica velho.
— Isso não é verdade! — respondeu Tempo — Quando interessa, vocês apreciam as coisas velhas e chegam até a pagar fortunas por elas, desprezando o novo como inexperiente. Em relação à beleza, um dia ela sempre encontra o feio. Esse é o equilíbrio da vida. Mais perguntas?

— Eu tenho uma — disse, lá no fundo, Paixão — Por que você não estabelece uma duração maior pra mim? Dizem, até, que eu só duro dois anos, no máximo. Tem até um estudo científico sobre mim...

Sem perder tempo, Tempo justifica:
— Nesse caso, eu estou lhe ajudando.... Quanto mais rápido você passar, menos tempo a ilusão vai perdurar e, consequentemente, menos dor as pessoas sentirão. Alguém mais?

— Chegou a minha vez, falou a Felicidade. — Sr. Tempo, eu sou um sentimento firme, com consistência, muita sonhada... Mas, também não sou respeitada.
— Sabe qual o problema, Felicidade? — indagou o entrevistado. — É que você tem mania de olhar para trás... Outra coisa: enquanto seu parâmetro for comparação, você estará sempre pertinho da tristeza e sempre vai haver alguém mais feliz que você. Mais alguém?

Com um soco na mesa, ouve-se:
— Eu tenho! — gritou Ódio.
E continuou:
— Eu sou o mais sincero dos sentimentos porque mesmo você passando, eu continuo inabalável. Às vezes, até aumento. Sou ou não sou o mais sincero de todos os sentimentos???

E Tempo retrucou:
— Sabe o que acontece, Ódio? Você não existe sozinho. Você não é nada sem Inveja, Mentira, Cobiça, Preconceito, Vingança, Rancor, Escuridão e muitas outras coisas. Você pode até ter razão em dizer que não passa, enquanto eu passo. Mas você, Sr. Ódio, é o mais infeliz dos sentimentos. Sabe por quê? — continuou Tempo — Você só se sentirá realizado quando sumirem todas as pessoas da face da Terra. Aí, você está condenado a passar o resto da sua vida feliz.

Índice Amigo ◦ Índice Geral

Amigos

  •  
  • Pesquisa:

     

    Marcos Resende